Betina modas -
11 jul 2014

Looks com Camisas Femininas

Moda | Por Betina Modas

Existe peça mais elegante e versátil no guarda-roupas de uma mulher do que uma bela camisa? Tão democrática quanto a calça jeans, a camisa – que na década de 1930 começou a ganhar força como peça marcante no vestuário das mulheres – ocupa cada vez mais espaço entre as celebridades, nas passarelas e pelas ruas. Das mais básicas, como as brancas feitas de algodão, às mais sofisticadas, de seda, com estampas ou aplicações, a camisa feminina é o que se pode chamar de “pau para toda obra” da moda. De dia e de noite, a peça transita com elegância, frescor, leveza e sofisticação.

A camisa social feminina surgiu com o Prêt-a-Porter do começo do século 20 e  ganhou força com Coco Chanel, que levou para o guarda-roupa feminino peças do universo masculino ao criar suas coleções. Foi nos anos 30 que Chanel introduziu as camisas, sempre muito femininas no seu corte e design, no dia-a-dia da aristocracia européia mudando de forma quase radical a maneira das mulheres se vestirem. De lá para cá, essa peça, sofreu diversas influências de movimentos écléticos de moda passando pelo Hippie, Punk, Grunge e mais outros tantos desde então.

Dicas para usar e combinar camisas:

- Camisas acinturadas podem ser usadas com cinto para marcar a silhueta e deixar o visual mais feminino. São ótimas peças para combinar com calça ou shorts jeans e com legging, principalmente as camisas compridas na altura do quadril.

- Você pode montar um look com uma camisa estampada aberta sobre uma regata lisa, é uma maneira fácil de mudar o visual.

-  Camisetes mais justas formam uma bela combinação com calças jeans em uma composição mais informal ou com calças pantalona em um look mais sério.  Os modelos de manga longa ficam um charme com maxi saias, saias plissadas e com jeans de cintura alta. Nesse caso, é mais aconselhável que a camisete seja de um tecido mais leve e macio para assentar melhor embaixo da outra peça.

- Para usar camisas femininas no ambiente de trabalho prefira as que possuam cor branca ou clara, sem detalhes, e combine-as com saias na altura do joelho, peças de alfaiataria e se for permitido calças jeans.

- Quanto aos tipos de silhuetas, saiba que você poderá valorizar os seus pontos fortes e disfarçar o que desejar compondo looks mais harmônicos com camisas femininas.

- Mulheres com sobrepeso podem apostar em cortes retos e sem detalhes, pois são ideais para tornar a silhueta mais enxuta e criar o efeito de um shape mais esguio. Tons escuros e modelos sem estampas também ajudarão no resultado desejado.

- Camisas femininas clássicas, brancas, estampadas, em tecidos mais brilhosos e com listras são ideais para mulheres magras e com pouco volume nos seios.

- Aposte em looks monocromáticos para alongar a silhueta. Ou seja, se a opção for uma camisa azul marinho, por exemplo, tente optar por uma saia, calça ou shorts no mesmo tom ou em variações mais próximas da cor.

- Para sair à  noite, as camisas mais indicas são as de tecidos leves com transparência, como seda ou chifon.

Gostou dos modelos das fotos? São da coleção 2014 Riccieri e estão todas disponíveis em nossa na loja. Venha conferir e escolher a sua!

Fontes: Look do Dia, Moda Terra e Moda Feminina.

Deixe um comentário