Betina modas -
15 out 2014

Outubro Rosa de Cores e Looks

Moda | Por Betina Modas

Você sabe por que outubro é o mês rosa?

O Outubro Rosa é um movimento popular conhecido e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero” como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco.

A Betina Modas apoia totalmente a iniciativa e incentiva todas as clientes a se prevenirem contra o câncer de mama, realizando o auto-exame e consultas preventivas.

E se você também quer demonstrar seu apoio a causa, que tal investir num look na cor rosa?

Aproveitamos o post para listar alguns conselhos na hora de montar o guarda-roupa para esse mês tão significativo para a saúde da mulher.

- Uma boa escolha para quem quer compor um look com a cor sem ficar caricata é escolher roupas de alfaiataria. Por serem peças de modelagem estruturada, elas desfazem qualquer tipo de visual girlie que o look pode ter criado, conferindo uma boa pegada boyish na medida certa. Uma boa opção é o terninho todo rosa. Nesse caso, opte por sapatos pretos e camisa neutra por baixo.

Ao mesmo tempo que o rosa pode ser delicado, ele também pode dar um ar mais elegante à produção. Depende da nuance que você for usar e também da combinação. Quem gosta de ousar ou deixar o look mais descolado e moderno também pode optar pelos tons mais fechados ou berrantes.

No quesito estampas, fuja de flores, corações e coisas do tipo. Pelo mesmo princípio de misturar os estilos, procure padronagens que saiam do romântico: animal print, listras, xadrez, gráficas e abstratas.

- O rosa também fica ótimo combinado com laranja ou vermelho. A sintonia ocorre porque são da mesma família no círculo cromático. Então já sabe: se você quiser muito vestir rosa sem parecer caricata, misture a cor com o vermelho ou o laranja. Para um look ainda mais equilibrado, misture com o marrom.

Fontes: OutubroRosa.org, Vila Mulher, Vitrine Virtual, Pure Trend

Deixe um comentário